fbpx
Notícias

Descobertas Groover: Peter Lake, Harker, Sonora Fantasma e Erasing Grace

Confira as novidades que conhecemos recentemente na plataforma Groover

Erasing Grace

O Erasing Grace é uma banda feminina do Reino Unido que faz um rock alternativo melancólico e psicodélico com influências de Kate Bush, Patti Smith, Nirvana, Garbage, Hole e Mazzy Star. O grupo é liderado pela cantora e guitarrista Anna Grace, que compõe e co-produz, e conta ainda com o guitarrista Daniel Du Noyer e o multi instrumentista argentino Renzo Calma, da banda de death metal de Buenos Aires Mantra.

A estreia do Erasing Grace aconteceu no início deste mês com o single “Shoote Me”, faixa que deixa evidente, já nos primeiros acordes, que a principal influência do grupo são as bandas de rock alternativo dos anos 1990. Ouve-se ecos de Smashing Pumpkins e Alice In Chains na construção dos acordes e na dinâmica cadenciada da canção. Chama atenção a estrutura da música e a forma como ela se desenvolve: primeira parte lenta e cadenciada, guiada pela guitarra com dedilhado soturno e timbre seco; segunda parte intensa, pesada e explosiva.

Na sequência o grupo divulgou a faixa “Running Out of Reasons”, música sombria e melancólica que dialoga com a sonoridade gótica e traz ecos de bandas de metal alternativo. As linhas vocais e o timbre de voz lembram bandas de metal lideradas por mulheres. Os arranjos trazem texturas interessantes e as diferentes camadas sonoras oferecem uma experiência de escuta interessante.

O Erasing Grace prepara o lançamento do seu primeiro álbum completo para este ano.

Sonora Fantasma

O Sonora Fantasma é um projeto de rock alternativo autoral, liderado pelo cineasta Diego Costa, que acaba de lançar o álbum “Adeus Mundo Véio”. O disco traz referências de sétima arte, colagens, revoluções e conta com dez faixas. O trabalho foi antecedido pelos singles “O Provável e o Possível” e “Vento do Leste”.

“O disco é, também, a proposta de uma ruptura com o passado recente, o desapego do modo de vida antes da pandemia, um adeus às antigas opressões para pensarmos e agirmos coletivamente por um mundo novo”, diz o comunicado de imprensa.

“Adeus Mundo Véio foi a forma que encontrei de expurgar toda a raiva que sinto e a necessidade de me manter são em meio ao genocídio que sofremos no Brasil. É um grito contra a falta de imaginação. É uma resposta àqueles que, apáticos, educados dentro das normas do discurso, reproduzem as falas de almofadinhas de terno, incapazes de pensar novas possibilidades”, explica Diego Costa.

O álbum foi gravado em Socorro (interior de São Paulo) no estúdio RBS e chegou às plataformas de streaming pelo selo Abbey Roça. Diego Costa ainda assina a produção ao lado de Rafael Sartori.

O grupo traz influências de Flaming Lips, Trail of Dead, David Bowie e Mutantes.

Harker

Harker é uma banda que punk/emo surgida em 2014 no Reino Unido que apresenta influências de Superchunk, Against Me!, Fugazi, Superchunke e vários outros nomes da era de ouro da Dischord. Eles lançaram seu álbum de estreia, “No Discordance”, em 2018 e agora estão de volta com o disco “Axiom”, que traz 10 faixas e “é uma declaração de intenções, um golpe contra a apatia da vida moderna, um ataque a idolatria e um apelo a todos os marginalizados para tomarem o leme – para chutarem contra as picadas”, informa o comunicado de imprensa.

A música deles é agressiva, frenética e com instrumental potente, às vezes esquizofrênico. O som de guitarra é barulhento e encorpado, e os riffs também são muito bons. Uma verdadeira pedrada punk rock com pitadas de rock alternativo.

O grupo já dividiu o palco com nomes como The Wildhearts, Mercy Union e Spanish Love Songs em turnês internacionais e no Reino Unido.

O Harker é formado por Mark Boniface (guitarra e voz), Phoebe Saunders (baixo e voz), Tony War (guitarra) e Matt Claxton (bateria).

Peter Lake

É um cantor e compositor de Nova York que vem se destacando nas plataformas digitais já há algum tempo, ele acumulou mais de 1 milhão de streams em poucas semanas após a sua estreia. Até momento ele lançou os singles “Come Over Here”, “Bonfire Eyes”, “Vaccinate Withe Love (Dedicate to Dr. Osterholm)” e “Black Corridor”, este último, o mais recente deles, tem participação de Richard Fortus, guitarrista do Guns N´ Roses, e do baterista Charley Drayton.

“A história de ‘Black Corridor’ é de partir o coração, mas familiar para qualquer um que já passou por um rompimento”, diz o comunicado de imprensa.

“É estranho viver em um espaço físico onde você já fez todos essas memórias e ter todas essas experiências emocionais, mas elas não existem em nenhum lugar a não ser em sua mente. ‘Black Corridor’ é baseada no conceito de dois mundos: o mundo externo e seu mundo interno. O mundo exterior é o que você experimenta no segundo em que sai de casa, ou quando não está com seu outro significativo. O mundo interior é o que você cria com alguém que ama, um espaço seguro com suas piadas internas e crescimento entre vocês dois”, explica o músico.

Peter Lake lança no final de julho EP “Yellow” e promete o lançamento de outros dois, “Red” e “Blue”, até o final deste ano.

“Black Corridor” ganhou um videoclipe dirigido por Paul Boyd.

“O conceito reflete um sonho de morte enquanto diferentes personagens viajam através de um corredor negro, um portal para uma nova dimensão vista pelos olhos de uma criança. Os personagens compartilham um destino ao se reunirem em uma porta vermelha fechada”, explica.

Peter Lake faz uma mistura de rock alternativo, eletro rock, indie pop e synthpop. Entre as suas influências estão nomes Curtis Mayfield, Motown, Billie Eilish e Rüfüs Du Sol.

Sobre a Groover:

A Groover Music é uma plataforma francesa que chegou ao Brasil recentemente e seu trabalho é conectar artistas independentes à influenciadores do universo da música como jornalistas, veículos de comunicação, rádios, playlisters, selos/gravadoras, produtores musicais, engenheiros de som, entre outros.

O site Ok Music Play faz parte do grupo de influenciadores da Groover no Brasil.

Ouça e siga!

Você pode ouvir essas e outros novidades na playlist Radar do site Ok Music Play no Spotify. Atualização semanal com as principais novidades do mundo da música. SIGA!

Leia também:

2 comentários

Deixe uma resposta