Entre os vários discos que completam 30 anos em 2021 está “Out of Time”, do R.E.M., que levou a banda de rock alternativo americana ao mainstream, impulsionado por singles como “Shiny Happy People” e “Losing My Religion”. E foi sobre essa última que o vocalista Michael Stipe falou em recente entrevista ao The New Yorker.
O cantor do R.E.M foi questionado sobre as letras de sua músicas e a forma como ele pronuncia as frases.
“Na verdade, não fui criado na Geórgia”, disse ele. “Eu nasci lá; Eu viajei muito. Eu não percebi que minha avó, o jeito que ela falava – meus amigos que não eram do Sul não tinham ideia do que ela estava dizendo. Nenhum. E há frases que eu tirei.”
Foi então que ele citou como exemplo um dos maiores sucessos do seu antigo grupo, “Losing My Religion”.
“‘Losing My Religion’ (perdendo minhas religião) é minha versão de uma frase antiga,‘Lost My Religion’ (perdi minha religião). ‘I almost lost my religion’ (quase perdi minha religião) – é o que as pessoas diriam. Eu mudei para sempre. Eu não sabia que seria um single de sucesso.”
O músico falou também como ela surgiu: “É sobre um sonho. Paisagens de sonhos são uma grande parte do que eu sempre fiz. Mesmo antes de saber que tinha uma voz – uma voz real, uma voz distinta. Nos estágios mais profundos do sono, quando você está sonhando, e está tirando coisas disso, isso se tornaria uma linha direta para tudo o que eu faço.”
A faixa atingiu o número quatro na parada Billboard Hot 100 nos Estados Unidos e número 19 na parada oficial de singles do Reino Unido.
O R.E.M encerrou suas atividades em 2011. No ano passado, Michael Stipe lançou as músicas “Drive to the Ocean” e “No Time For Love Like Now”. No ano anterior, em 2019, ele já havia divulgado a canção “Your Capricious Soul”. O cantor apareceu recentemente na série Song Exploder explicando justamente a canção “Losing My Religion”.